CARTA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A inovação está no ADN da 5àsec, que conquistou a sua reputação e experiência baseadas num comprovado processo de investigação tecnológica. Como líder mundial na área das lavandarias e nº 1 em Portugal há 30 anos a 5àsec faz questão em antecipar as grandes evoluções no sector e de as traduzir em ações concretas:

LUTAR CONTRA O DESPERDÍCIO
PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE CABIDES
Convidamos os nossos clientes a devolver às lojas os cabides de metal para prolongar a sua vida útil. Paralelamente, estamos a introduzir gradualmente os cabides reutilizáveis: mais rígidos e que possibilitam manter a peça de vestuário. Esses cabides têm um ciclo de vida útil bastante mais longo.

OBJETIVO ZERO PLÁSTICO
PROGRAMA DE REDUÇÃO DO USO DE PLÁSTICO

Com a introdução do porta-fatos reutilizável e reciclável em grande parte dos pontos de venda a 5àsec está a promover o abandono da manga em plástico ainda usada frequentemente nas lavandarias. Por enquanto não é muito requisitada pelos nossos clientes, no entanto tornou-se essencial na nossa rede de lojas, por exemplo na Suíça, onde três clientes em cada quatro a utilizam, o que permitiu uma diminuição das proteções de plástico em 80% em três anos.

PROTEGER AS ÁGUAS
0% DE FOSFATOS NOS DETERGENTES

Nos dias de hoje, todos os detergentes líquidos referenciados pela 5àsec têm a garantia de serem livres de fosfatos para proteção dos rios e lagos.

DETERGENTES CERTIFICADOS ECOLABEL EU
A escolha de produtos naturais é a base do compromisso da marca no desenvolvimento dos tratamentos adicionais. O tratamento anti-ácaros, por exemplo, é feito a partir de um álcool de plantas e óleos essenciais com propriedades repulsivas.
Para ir além disso, a 5àsec solicitou aos seus fornecedores de sempre para desenvolverem em conjunto detergentes ecológicos.
Uma colaboração com quase 2 anos tornou possível a criação de novos produtos que obtiveram a Certificação Europeia “Ecolabel” em 2018.

REDUZIR OS CONSUMOS
REDUÇÃO NO CONSUMO DE ÁGUA E ENERGIA
A água é um recurso essencial para a nossa atividade. Utilizada para a lavagem dos têxteis, é também necessária para o arrefecimento das máquinas de limpeza a seco. Essa água pré-aquecida pode ser reutilizada nas máquinas de lavar, economizando quantidades significativas de água por dia, reduzindo o tempo de cada ciclo e consumindo menos de eletricidade para o aquecimento da água na máquina. 
De acordo com um estudo referenciado pela CINET, estima-se que a limpeza profissional representa uma economia de 17% de eletricidade e 35% de água comparando com os gastos da lavagem doméstica.

STANDARTIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE DOSAGEM
A maioria das lavandarias 5àsec estão equipadas com sistemas de dosagem automática de produtos. 
Esses sistemas otimizados garantem dosagens fiáveis e precisas, a utilização de programas adaptados ao tipo de roupa a tratar, sem esquecer a máxima segurança para as equipas de trabalhos da loja que já não têm necessidade de manipular os produtos.
Esses sistemas oferecem a vantagem de controlar as doses de produto a aplicar para garantir uma limpeza perfeita e um impacto controlado nas águas residuais.

ESCOLHER UMA TECNOLOGIA SIMPLES E EFICIENTE
ABANDONO DO PERCLOROETILENO E ESCOLHA DA DUPLA TECNOLOGIA DE LIMPEZA KWL E 5AQUA©.
Há mais de 10 anos que a marca desenvolve um extenso programa de I&D em soluções de limpeza alternativas.
Dessas pesquisas nasceu: 5aqua, um processo exclusivo que permite lavar na água quase todos os tecidos, mesmo os mais delicados. 
Em paralelo, estudos têm sido feitos que identificam o KWL – solvente assinalado com a mais alta classificação ambiental até ao momento – como a solução de limpeza a seco ideal.
Desde 2015 que a 5àsec deixou de instalar máquinas de limpeza a seco com percloroetileno nas suas lojas, mesmo em países onde ainda não existe essa proibição.
A substituição por uma tecnologia com hidrocarbonetos permitiu reduzir até 8 vezes a quantidade de solvente utilizada ao mesmo tempo que garante uma qualidade sanitária para os trabalhadores das lavandarias.
Para além disso, a limpeza 5aqua permitiu a que cada vez mais lavandarias fossem equipadas apenas com tecnologia exclusivamente a água.

SENSIBILIZAR AS NOSSAS EQUIPAS E PARCEIROS
OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO ECO-RESPONSÁVEIS

Módulos específicos sobre os conhecimentos de Desenvolvimento Sustentável foram especificamente criados no âmbito da formação contínua e do programa de formação inicial disponibilizado a cada novo funcionário. Esses módulos apresentam as ações históricas e as suas evoluções realizadas pelo grupo e sensibilizam os trabalhadores a praticar comportamentos eco-responsáveis nas lavandarias.
Ações de apoio sobre “Comportamentos Eco” foram desenvolvidas especificamente para sensibilizar os trabalhadores a praticar o desenvolvimento sustentável no seu quotidiano.